(19) 3461.2495


“Ingressar no SOMA – Americana é um sonho, o sonho de poder ser integrado ao mundo de trabalho”.

Há mais de 54 anos a Entidade SOMA – Americana proporciona oportunidades de educação, formação e desenvolvimento pleno, gerando mudanças na vida dos adolescentes atendidos.
Capacita profissionalmente e promove a integração deles ao mercado de trabalho, visando a sua formação pessoal, pedagógica e psicossocial.


PROCESSO CLASSIFICATÓRIO E METODOLOGIA:

A Entidade, anualmente atende 600 adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 15 a 17 anos, que estão matriculados no Programa Socioeducativo ofertado, através de um processo classificatório elaborado para atender a demanda de inscritos no programa, especificamente são classificados 210 e/ou 280 novos adolescentes por ano.

Os requisitos necessários para um adolescente realizar a sua inscrição na Entidade serão:
- Ser nascido no ano e/ou mês de vigência estabelecido;
- Residir no município de Americana;
- Estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. 

Após a publicação do edital, a elaboração do processo classificatório se iniciará da seguinte forma:
- Inscrição dos adolescentes que buscam fazer parte deste programa, através da apresentação de documentação que comprove os requisitos acima exigidos e o preenchimento de uma ficha cadastral;
- Avaliação de conhecimentos teóricos em Português e Matemática, referentes ao 8º ano do Ensino Fundamental que será elaborada por professores da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Americana;
- Estudo socioeconômico familiar de cada adolescente e a classificação dos que atendam aos critérios exigidos no referido processo.

Para conhecer a realidade socioeconômica dos adolescentes que ingressarão no Programa Socioeducativo da Entidade, são realizadas:
- Visitas domiciliares às famílias dos adolescentes classificados para os Cursos de Iniciação Profissional. A execução deste trabalho será desempenhada três vezes no ano, aproximadamente um mês antes do inicio de cada turma de capacitação;
- Integração com os adolescentes e seus responsáveis na sede da Entidade para conhecimento do Programa Socioeducativo, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância do cumprimento de regras internas, desenvolvendo um bom relacionamento entre adolescentes, pais e profissionais;
- Entrevista socioeconômica com o responsável e o adolescente, com o preenchimento de fichas cadastrais e o recolhimento de documentos que serão utilizados no decorrer dos cursos;
- Entrevistas individuais com o setor de pedagogia e psicologia.
 
Os cursos de Iniciação Profissional ministrados por instrutores da Entidade são: Auxiliar Administrativo (60 horas); Fundamentos e Técnicas de Telemarketing (40 horas); Noções de Recepção (40 horas) e Informática Básica (80 horas), conveniados e certificados pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Programa Comunitário de Formação Profissional – PCFP, num período aproximado de três meses, perfazendo um total de 220 horas de carga horária exigida pelo convênio. No encerramento da capacitação, faremos a entrega dos certificados através de formatura solene com convidados importantes, como: familiares, empresariado, palestrantes e figuras públicas locais. Os adolescentes permanecerão na Entidade até completarem 18 anos e/ou concluírem o Ensino Médio, do ensino regular ou técnico.
Após a conclusão e certificação dos adolescentes nos Cursos de Iniciação Profissional serão encaminhados às empresas e setores públicos colaboradores para o desenvolvimento do Trabalho Educativo Supervisionado.



 

▼ Contato

Entre em contato conosco, será um prazer atende-lo


CLIQUE E VEJA MAIS...

▼ Home

Acesse a página home, fique por dentro das notícias.


CLIQUE E VEJA MAIS...

▼ Mapa/Localização

Saiba onde nos encontrar, e venha nos visitar
 


CLIQUE E VEJA MAIS...

  Design: www.precisouachou.com.br

© 2013 - SOMA AMERICANA - Todos os direitos reservados.