História da Entidade

    O Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de AmericanaSOMA – Americana é uma organização da sociedade civil, de assistência social do município de Americana, sua sede está instalada em um imóvel público municipal, diante de contrato de concessão de direito real de uso, desde o início da sua fundação.

    A Entidade foi fundada a partir de cidadãos comuns da sociedade civil que se uniram em função de uma necessidade social, com objetivo de atender a demanda existente dos adolescentes e suas famílias economicamente desfavorecidas e em vulnerabilidade e/ou risco social, através de ações informais e capacitação básica aos adolescentes, concluindo com o encaminhamento ao mercado de trabalho.

    Desde 2003, a Entidade firmou convênio com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que apoia pedagogicamente a Entidade e certifica os adolescentes nos Cursos de Iniciação Profissional (Auxiliar Administrativo, Fundamentos e Técnicas de Telemarketing, Noções de Recepção e Informática Básica, em convênio com o SENAI) e os projetos: SOMAR; LER, ESCREVER E SABER; EMPRESA JUNIOR; SAÚDE NOTA 10 e CICLO DE PALESTRAS

    O programa passou a oferecer complementação e acompanhamento do ensino regular, dispondo-se a acompanhar o desenvolvimento pessoal, pedagógico e psicossocial dos adolescentes, na perspectiva do fortalecimento de potencialidades e visão de futuro, modificando histórias de vida. A Entidade também estendeu suas ações para a contribuição na superação da fragilização dos vínculos familiares, educacionais e sociais dos adolescentes, estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades, autonomia, protagonismo social e participação cidadã, em conjunto com o incentivo e a orientação para uma formação no Mundo do Trabalho, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desde 2012, conforme Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009. As famílias dos adolescentes atendidos na Entidade, residem em diversos bairros, inclusive nos mais periféricos do município, portanto se realiza um trabalho de interlocução em rede socioassistencial, atendendo os usuários dos territórios nos quais estão localizados nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS.

    Na constante busca pelo aperfeiçoamento da modalidade de trabalho que desenvolve e a excelência no atendimento aos adolescentes e seus familiares, o SOMA a partir de 19 de dezembro de 2017, tornou-se Entidade Qualificadora para desenvolver Programa de Aprendizagem Profissional, cadastrado e validado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional ‒ CNAP/MTE, estando apta a realizar Formação Técnico-Profissional Metódica no Curso de Aprendizagem – Serviços Administrativos e ainda atuar como Agente de Integração em contratos de Estágio Educativo Supervisionado.

    A Entidade capacitou e integrou ao Mundo do Trabalho aproximadamente 6% da população de Americana, estimada em 235.000 habitantes. Considerando adolescentes, pais, responsáveis ou familiares, aproximadamente 65.000 pessoas, direta ou indiretamente, fazem parte da história da Entidade. Toda e quaisquer ações realizadas através dos Programas e Serviço da Entidade são de forma totalmente gratuita, planejada e continuada. Hoje a Entidade se destaca pela sua seriedade, compromisso, organização e responsabilidade social em todas as ações realizadas.

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