Programa de Aprendizagem:Formação Técnico-Profissional Metódica para Adolescentes
Tem como objetivo promover qualificação profissional para o mundo do trabalho, fazendo com que os Adolescentes APRENDIZES adquiram habilidades e competências profissionais e pessoais. O SOMA tornou-se Entidade Qualificadora em dezembro/2017. O Programa de Aprendizagem do SOMA está cadastrado e validado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP/MTE), com carga horária total de 1.840 horas, sendo 552 horas teóricas no SOMA e 1.288 horas práticas na Empresa Conveniada. Os Adolescentes APRENDIZES participaram, previamente, de todas as ações do Programa de Iniciação Profissional.
Benefícios aos Adolescentes
Encaminhamento ao Programa de Aprendizagem nas Empresas Conveniadas;
Remuneração das atividades práticas desenvolvidas pelos adolescentes, através das Empresas Conveniadas;
Acompanhamento pedagógico na escola e no Curso de Aprendizagem;
Assistência Social e Psicológica;
Acompanhamento Nutricional;
Oferta de café da manhã e almoço no refeitório da Entidade;
Seguro de Vida com acidentes pessoais;
Uniforme do SOMA – Americana;
Transporte Coletivo Urbano GRATUITO (Lei nº 4.384, de 26/07/06);
Certificação do Curso de Aprendizagem – Serviços Administrativos.
Público Alvo do Programa de Aprendizagem
Objetivo Geral do Programa de Aprendizagem
Promover qualificação em Formação Técnico-Profissional Metódica para o Mundo do Trabalho, utilizando-se de estratégias para aquisições de habilidades e competências profissionais e pessoais dos Adolescentes Aprendizes, proporcionando a eles formação integral e aptidão para exercerem Atividades Administrativas no ambiente de trabalho.
Objetivos Específicos do Programa de Aprendizagem
A - Qualificar os adolescentes de forma técnica, organizativa e metodológica, possibilitando sua atuação na sociedade com responsabilidade e protagonismo social, prevalecendo as exigências pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento social dos Adolescentes Aprendizes. B – Acompanhar de forma social, psicológica e pedagógica, os Adolescentes Aprendizes em qualificação contribuindo para a diminuição de suas vulnerabilidades e riscos sociais, fortalecendo os vínculos para a integração ao Mundo do Trabalho com monitoramento e avaliação durante este processo. C – Propiciar o desenvolvimento de confiança, autoestima, autonomia e resiliência nos Adolescentes Aprendizes durante as ações e espaços ofertados nos processos de integração profissional.